USA e Cuba: A Diplomacia Começou Pela Música

Música orquestrando a Paz

Havana Jam ’79

Durante três dias em um palco: Kris Kristofferson, John McLaughlin, Stan Getz, Jaco Pastorius, Billy Joel. Irakere, Orquesta Aragon, Fania All Stars, Rita Coolidge. E muito mais.

Bom, muitos dos leitores aqui do Miamando não haviam nascido e tampouco devem conhecer estes artistas (mas deviam). Por favor, façam um favor a vocês mesmos que gostem de música e vão pesquisar no Google porque é uma descoberta e tanto!

No final da década de 70, o então presidente americano Jimmy Carter e o líder cubano Fidel Castro iniciaram uma aproximação entre as duas nações. No meio deste processo (que seria interrompido com a presidência do Reagan, seguido pelos Bush e retomado novamente por Obama), surgiu a idéia de unir os ritmos latinos que explodiam no mundo, cortesia de astros vindo da ilha “comunista”- do jazz à salsa – com o soul, jazz e rock n’ roll dos “yankees”.

Uma tremenda balada que ninguém ficou sabendo. Até 2009 quando foi feito este documentário.

A chegada dos The Rolling Stones em Havana neste ano foi bem-vinda, claro, mas de certa maneira, chegaram atrasados. Esta turma de 1979 foi pioneira!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s