Flamenco em Miami

Quando o explorador e conquistador espanhol  Ponce de Leon avistou do seu galeão uma terra com uma abundante vegetação–La Florida ( enquanto o português Pedro Alvares Cabral já havia trocado espelhinhos e apitos com os índios nativos da Terra Brasilis), ele jamais imaginaria que estaria diante de um lugar onde a cultura de seu país permaneceria praticamente intacta centenários após o descobrimento do “New World”- o “Novo Mundo”.

Vieram depois imigrantes do “Velho Mundo”- ingleses, irlandeses, franceses, holandeses, entre outros, mas na Florida, particularmente no sul, a cultura espanhola ainda tem muita influência. Na arquitetura, língua, comportamento, comida, artes. Na música e dança. Que é o tópico do blogpost de hoje.

Show da bailarina e flamenco performer Clarita Filgueiras no restaurante espanhol Cava em Miami

Show da bailarina e flamenco performer Clarita Filgueiras no restaurante espanhol Cava em Miami

Aqui existe muita salsa e outros ritmos latinos encontrados nas ilhas caribenhas (precisamente Cuba e República Dominicana) e nos países da América Central e do Sul, influência mais recente devida a imigração de pessoas destes países, mas o Flamenco, sua arte trazida pelos espanhóis e ciganos, é uma espécie de “Master Class” quando o assunto é pegar o exemplo máximo da influência da cultura espanhola.

Entra Clarita Filgueiras, uma espanhola que faz performances de Flamenco em Miami e em outros lugares do mundo. Além disso, ela dá aulas para manter a cultura de seus antepassados intacta ( e eu sou uma das alunas dela!). Veja o clipe que foi feito pelo Miamando (veja em 1080p HD para melhor resolução) durante uma de suas aulas e não deixem de conferir o website dela, http://www.claritafilgueiras.com

Olé!

veja no youtube

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s